27 outubro 2006

Plágio

Se quiserem dar uma vista de olhos ao blog
onde Miguel Sousa Tavares é acusado de plágio,
aí está ele:
freedomtocopy.blogspot.com

26 outubro 2006

Enfim...

Sobre o assunto que foi a votação no parlamento europeu, em que estavam em causa as touradas em Portugal e Espanha e que passou com os votos a favor de todos os deputados de Espanha e QUASE todos de Portugal, excepto um : Claro MIGUEL PORTAS, esses do bloco de esquerda que dizem estar ao lado da cultura e dos Portugueses ganham milhares de €€ para fazerem destas, só um País como Portugal ainda comporta um partido destes, só não se vestem de santos porque não calha, mas não se esqueçam que o deus deles é Mao Tsé-Tung ....
Quem não os conhece que os compre, são muito asseadinhos mas também levam a mão ao cú!!

Engenheiro ....

Há quanto tempo se recordam
de uma genuína pergunta
e de uma genuína resposta
do engenheiro Sócrates,
fora do mundo da propaganda??
Não me lembro.

José Pacheco Pereira (Revista Sábado)

Al Berto

e ao anoitecer adquires nome de ilha ou de vulcão
deixas viver sobre a pele uma criança de lume
e na fria lava da noite ensinas ao corpo´
a paciência o amor o abandono das palavras
o silêncio
e a difícil arte da melancolia

22 outubro 2006

Algumas fotos





O Outono




Fotos para todos os gostos : Olhares

20 outubro 2006

Prémio Fnac - Jovens talentos


Mais um escritor da Terrugem, vencedor do prémio Fnac novos talentos. César Magarreiro oficial da marinha, geólogo, e escritor...

Francisca

Lisboa, tempo de terramotos vários: desde logo, naturais, mas também sociais, morais, políticos, Reina D. José; governa o Marquês de Pombal. A Inquisição encena os seus últimos autos-de-fé.César Magarreiro, no seu primeiro romance, recria essa época, socorrendo-se de diversos relatos, livros de visitação, cancioneiros e processos do Santo Ofício. Desde pano de fundo histórico, faz ressaltar uma inesquicível figura de mulher - Francisca, escrava negra que, cansada de sofrer maus-tratos e humilhações às mãos dos seus sucessivos donos, recorre a feitiços e amores na tentativa de conseguir uma vida melhor para si e para os seus filhos.É a vida dessa mulher, as suas raras venturas e muitas desventuras, que este livro nos devolve, passados mais de dois séculos, com cores tão vivas como se de uma biografia verdadeira se tratasse.

16 outubro 2006

Antigamente a esquerda.....

Os trabalhadores protestam na rua, Excelência.
Não me incomodam! Como?!
Não vou sair para essas bandas!
Querem avistar-se com Vossa Excelência.
Não os conheço!
Já estão a fazer barulho.
Manda-os embora! Não abalam.
Manda-os calar!
Não nos escutam, Excelência.
Bom, somos um país livre!
Mas a gritaria vai-nos incomodar.
Fecha as portas e as janelas! Mesmo assim os ouviremos.
Tapa os ouvidos!
Também não resulta, Excelência.
Então, ignora-os!
Como?!
Finge que não existem!
Vai ser difícil, Excelência.
Mas não impossível!
E os massacres no Alentejo, Excelência?
Oh nada de extraordinário a assinalar
Senão os coveiros já teriam reclamado
Horas suplementares!
Mário Andrade
( Feito pela esquerda , hoje para a esquerda, para o Sócrates)

Che Foi Aficionado aos Toiros.

Cães "capádos"!!!!

Sobre a lei que a tal alemã queria passar no parlamento Europeu sobre acabar com as lutas de cães , galos e as touradas, como é sabido o ponto sobre as touradas não foi aceite, todos os deputados europeus e Ibéricos votaram a favor que a festa dos toiros continuasse excepto um: E logo dos que são contra a globalização e neste caso votou contra a cultura do seu País e do seu povo que diz tanto defender; esse "maltez de pau e manta" è :: MIGUEL PORTAS
Por cima fica a foto que os meninos do seu partido tanto usam nas camisolas : o Che a presenciar uma corridade toiros em Las Ventas.

15 outubro 2006

Pensamentos de um funcionário Público ... nos seus "breves" momentos de pausa ...

Aí .... Manuela.... Santana ...... Bagão.... que saudades ....... Os camaradas da CGTP, talvez não tivessem razão ..... O Socrates dá-nos cabo do coirão ....

Viva o Socialismo !!!

Vivemos com um governo Socialista, que tem maioria absoluta na A.R, dada pela maioria dos Portugueses que ainda se dão ao trabalho de votar. Santana Lopes, falou (à dois anos atrás), em modificar as chamadas taxas moderadoras hospitalares. O "País" caiu-lhe em cima. Hoje o sr. ministro da Saúde, Socialista, anunciou, que quem for hospitalizado, por ordem médica, durante um periodo inferior ou igual a 14 dias, pagará uma taxa de 5 Euros, por cada dia hospitalizado. Tudo bem, tudo normal. Ou seja, o problema do ex-Primeiro Ministro, Santana Lopes, não foram a suas qualidades intelectuais para ocupar o cargo, mas sim o facto de não ser Socialista. Um País, que não percebeu a tragédia que foram os governos do Sr. Guterres, e continua a dar o poder ao PS, merece ter ministros da saúde com esta consciência social. Viva o Socialismo !!! Viva Portugal!!!

13 outubro 2006

Mais descansado.

União Europeia rejeita condenação das touradas
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um relatório que propõe a proibição de todos os combates de animais, mas rejeitando o ponto sobre as touradas, por as considerar uma tradição em Portugal e Espanha

10 outubro 2006

"Cagalhão Doce"

Subia hoje a debate no parlamento europeu uma proposta apresentada pela eurodeputada Alemã Elisabeth Jeggle no sentido de acabar com as lutas de cães, touros e galos; no que diz respeito aos cães e aos galos estou de pleno acordo; agora no que respeita aos touros e sabemos que o seu intuito não é as lutas de touros, mas sim a luta homem/touro ou seja a Tauromaquia, que eu como centenas de milhar de aficionados amamos por esse mundo fora, estou como é óbvio contra essa proibição o que me deixa bastante preocupado.
A globalização pode entrar por todo o lado, mas não na parte cultural e na identidade de um povo, neste caso mais precisamente o Ibérico, num tempo em que os localismos se tem que preservar não será esta senhora a acabar com séculos de tradição , ramificada a todos os estilos de arte: literatura, pintura, escultura, música, teatro, cinema e por aí fora. Alguem que grite aos ouvidos dessa senhora o que vai fazer depois com milhares de cavalos , dezenas de milhar de touros bravos, milhares de postos de trabalho perdidos e o direito à cultura taurina banido a centenas de milhar de aficionados. Se calhar vai inventar mais uma "loucura" num animal e matar centenas de milhares deles.
Pela parte que me toca e uma vez que Espanha tambem tem "bens à malta" penso que não vai dar em nada, porque se fosse só em Portugal decerto em poucos anos facilmente nos tirariam as touradas de que tanto gostamos.
Se houver dificuldade em convencer essa senhora, vamos dizer que os muçulmanos assim como Maomé eram grandes aficionados e assim vão-nos deixar em paz para sempre.... Quiça até dão à tauromaquia apoios como dão ao cinema e ao teatro , enfim é só uma ideia!

04 outubro 2006

Miura em Vila Franca


Ricardo Patusco do Grupo de Forcados de Vila Franca, executando uma enorme pega a um toiro da legendária Ganadaria Espanhola de "MIURA" .

2ª Edição

Já está à venda a segunda edição
do livro de poemas de José Duarte
[Caminhando] até ti

Editado pela "Corpos"

Pedidos 968938085 (José Duarte)

Serra D'Ossa depois do fogo.

02 outubro 2006

Um direito, e uma identidade (Portuguesa)


"A tourada, é um espectáculo que acontece no espaço público e como tal, é susceptível de ser transmitido via televisão e via RTP"
1 de Outubro, 2006


Foram estas a últimas palavras do Provedor do Telespectador Paquete de Oliveira, na foto, no programa "A Voz do Cidadão".
Neste passado fim-de-semana, como noticiado no nosso site, a RTP através do programa “A Voz do Cidadão”, apresentou depoimentos dos Prós e Contas as transmissões de corridas de toiros por aquele canal televisivo.
Depois serem apresentados os depoimentos dos que estão a favor e contra a transmissão das corridas de toiros pela RTP, foi feita pelo jornalista Eduardo Oliveira e Silva, de uma forma clara e objectiva a pergunta ao Provedor do Telespectador : A Favor ou contra este tipo de transmissões?
Transcrevemos, na integra, a resposta do Provedor do Espectador, José Manuel Paquete de Oliveira.
“Não obstante o respeito pela posição daqueles que condenam as touradas e pela luta que legitimamente desencadeiam, parece-me ser de relevar o seguinte : Uma das missões fortes da democracia, é à democracia cultural.
O espectáculo das touradas é acolhido, no ceio da generalidade da população portuguesa, como um espectáculo legal, legítimo e lícito.
Há populações locais, desde grandes cidades como Lisboa a outras, como Santarém, Montijo, Vila Franca, Montemor, Figueira da Foz, Póvoa do Varzim, ou ainda outras mais reduzidas ainda como Sabugal ou Barrancos, com forte sentido de identidade, em relação àquilo que representa, para essas populações, espectáculo taurino.
Há todo um ritual e um conjunto de regras a cumprir, que identificam, bravura, solidariedade, nobreza, que fazem parte de um repertório cultural dessas populações.
A tourada, é um espectáculo que acontece no espaço público e como tal, é susceptível de ser transmitido via televisão e via RTP.”
Cmo aficionados, só nos podemos sentir satisfeitos pela forma totalmente independente e imparcial com que o do Provedor do Telespecador abordou este tema e a sensibilidade que conseguiu sentir de uma tradição enraizada na nossa cultura.
É hora de, uma vez mais, dar os parabéns ao Provedor do Teslespectador, RTP e TVI, para que estas emissoras continuem a promover a Tauromaquia, transmitindo corridas de toiros (em directo e em diferido) e que continue a ser dado o programa Arte & Emoção, mesmo no defeso.
Como o podemos fazer ?
Provedor do Telespectador - Envio de mail para Paquete de Oliveira, bastando clicar no endereço abaixo indicado e compondo a mensagem de satiafação : tp://www.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/contactos.php
RTP - Envio de mail para o Director de Programa, Dr. Nuno Santos : nuno.santos@rtp.pt
Arte & Emoção - Envio de mail paro o responsável do programa José Cáceres : arte.emocao@rtp.pt
TVI - Envio de mail ao cuidao do Dr. Eduardo Moniz : apoioaocliente@iol.pt

01 outubro 2006

Rondónia

Despois do que já todos sabiamos sobre Rondão colocar o seu nome em tudo o que é obra em Elvas, depois de Vasco Pulido Valente ter escrito também no Jornal Público sobre o mesmo assunto, depois de ontem a SIC ter mostrado ao Paìs a noticia sobre este tema: No jornal Linhas de Elvas e tambem num artigo de opinião (da mesma história) em que o seu autor , Ventura Trindade, diz que está programado um busto de Rondão para a Terrugem.
Isto a ser verdade é demais; na Terrugem não existe nos dias de hoje nenhum busto, mas devia existir da D.Antónia que vivia no Monte Gaspar Cão e que no tempo da miséria matou a fome a muita gente da Terrugem, Rondão Almeida dá almoços aos velhotes, hoje que felizmente já não precisam, e pagos com o dinheiro dos contribuintes , não com o dinheiro dele...