18 março 2006

Os espalhóis andam todos grossos !

Convocados por SMS, milhares de jovens reuniram-se em cidades espanholas na sexta-feira à noite para tentar promover um recorde de ingestão de bebidas alcóolicas na rua. Em Granada, no sul do país, 25 mil pessoas participaram do evento, mas em Madrid a chuva «aguou» o encontro.
A violência foi maior em Barcelona, onde o encontro se transformou numa batalha campal que acabou com 54 detidos, sete dos quais menores, e 68 feridos ligeiros, incluindo polícias. A polícia usou cassetetes e balas de borracha para tentar controlar os jovens, que estavam a lançar latas e garrafas. Os bombeiros foram chamados para apagar 50 focos de incêndio, iniciados por jovens que atearam contentores de lixo nas ruas. Montras de lojas foram partidas e muitos estabelecimentos saqueados.
Em Salamanca também se registaram incidentes violentos que causaram 12 feridos, tendo a polícia detido 16 jovens, entre os quais um menor por alteração da ordem pública.
O botellón tornou-se parte da vida dos jovens que, entediados em casa e sem dinheiro para frequentar bares, compram bebidas em supermercados e consomem-nas nas ruas durante toda a noite.