15 julho 2008

Manifesto Taurino

No passado dia 23 de Setembro de 2006, a RTP transmitiu o programa “A Voz do Cidadão” sobre a responsabilidade do Provedor do Telespectador, José Manuel Paquete de Oliveira.
Transcrevo o que na altura o Provedor do Telespectador afirmou em relação ao facto das corridas de toiros serem transmitidas pela RTP.
“Não obstante o respeito pela posição daqueles que condenam as touradas e pela luta que legitimamente desencadeiam, parece-me ser de relevar o seguinte : Uma das missões fortes da democracia, é à democracia cultural.
O espectáculo das touradas é acolhido, no seio da generalidade da população portuguesa, como um espectáculo legal, legítimo e lícito.
Há populações locais, desde grandes cidades como Lisboa a outras, como Santarém, Montijo, Vila Franca, Montemor, Figueira da Foz, Póvoa do Varzim, ou ainda outras mais reduzidas ainda como Sabugal ou Barrancos, com forte sentido de identidade, em relação àquilo que representa, para essas populações, espectáculo taurino.
Há todo um ritual e um conjunto de regras a cumprir, que identificam, bravura, solidariedade, nobreza, que fazem parte de um repertório cultural dessas populações.
A tourada, é um espectáculo que acontece no espaço público e como tal, é susceptível de ser transmitido via televisão e via RTP.”
A RTP, empresa pública que todos nós sustentamos através dos impostos que pagamos, contribuições estas que servem para sustentar os ordenados principescos dos administradores e direcção de programas, deve ter em consideração na sua programação, como serviço público que é, respeitar que os aficionados possam ter acesso às corridas de toiros que devem ser transmitidas por esta estação.
Para a RTP, deve ser uma vergonha verificar que, nos dias em que a concorrente privada TVI emite uma corrida de toiros, verificar pela análise do Share que, metade da população que estava a ver televisão nesta última quinta-feira seguia a corrida de toiros via TVI.
Assim como Portugueses que contribuímos para que a RTP realize o serviço público de informação que é obrigada, teremos de nos manifestar junto dos seus responsáveis, para que, de uma vez por todas, respeitem todos os portugueses que desejam e querem ver transmitidas as corridas via RTP.
Teremos todos de enviar um mail para a administração, direcção de programas, direcção de comunicação e marketing e, com conhecimento para a Tauromania, (
jose.fragoso@rtp.pt;antonio.luis.marinho@rtp.pt;m.ramos@rtp.pt;ana.gaivota@rtp.pt;geral@tauromania.pt) enviando-lhes a mensagem que, conforme afirmou o Provedor do Telespectador:
"O espectáculo das touradas é acolhido, no ceio da generalidade da população portuguesa, como um espectáculo legal, legítimo e lícito. A tourada, é um espectáculo que acontece no espaço público e como tal, é susceptível de ser transmitido via televisão e via RTP." Palavras do Provedor do Telespectador em 23 de setembro de 2006.Assim como Português exijo que a RTP transmita corridas de toiros em directo.
Eu farei o minha parte, todos nós teremos de ter a Responsabilidade e Atitude de Aficionado para manifestramos a nossa indignação.
José Fernando Potier