10 outubro 2006

"Cagalhão Doce"

Subia hoje a debate no parlamento europeu uma proposta apresentada pela eurodeputada Alemã Elisabeth Jeggle no sentido de acabar com as lutas de cães, touros e galos; no que diz respeito aos cães e aos galos estou de pleno acordo; agora no que respeita aos touros e sabemos que o seu intuito não é as lutas de touros, mas sim a luta homem/touro ou seja a Tauromaquia, que eu como centenas de milhar de aficionados amamos por esse mundo fora, estou como é óbvio contra essa proibição o que me deixa bastante preocupado.
A globalização pode entrar por todo o lado, mas não na parte cultural e na identidade de um povo, neste caso mais precisamente o Ibérico, num tempo em que os localismos se tem que preservar não será esta senhora a acabar com séculos de tradição , ramificada a todos os estilos de arte: literatura, pintura, escultura, música, teatro, cinema e por aí fora. Alguem que grite aos ouvidos dessa senhora o que vai fazer depois com milhares de cavalos , dezenas de milhar de touros bravos, milhares de postos de trabalho perdidos e o direito à cultura taurina banido a centenas de milhar de aficionados. Se calhar vai inventar mais uma "loucura" num animal e matar centenas de milhares deles.
Pela parte que me toca e uma vez que Espanha tambem tem "bens à malta" penso que não vai dar em nada, porque se fosse só em Portugal decerto em poucos anos facilmente nos tirariam as touradas de que tanto gostamos.
Se houver dificuldade em convencer essa senhora, vamos dizer que os muçulmanos assim como Maomé eram grandes aficionados e assim vão-nos deixar em paz para sempre.... Quiça até dão à tauromaquia apoios como dão ao cinema e ao teatro , enfim é só uma ideia!