02 outubro 2006

Um direito, e uma identidade (Portuguesa)


"A tourada, é um espectáculo que acontece no espaço público e como tal, é susceptível de ser transmitido via televisão e via RTP"
1 de Outubro, 2006


Foram estas a últimas palavras do Provedor do Telespectador Paquete de Oliveira, na foto, no programa "A Voz do Cidadão".
Neste passado fim-de-semana, como noticiado no nosso site, a RTP através do programa “A Voz do Cidadão”, apresentou depoimentos dos Prós e Contas as transmissões de corridas de toiros por aquele canal televisivo.
Depois serem apresentados os depoimentos dos que estão a favor e contra a transmissão das corridas de toiros pela RTP, foi feita pelo jornalista Eduardo Oliveira e Silva, de uma forma clara e objectiva a pergunta ao Provedor do Telespectador : A Favor ou contra este tipo de transmissões?
Transcrevemos, na integra, a resposta do Provedor do Espectador, José Manuel Paquete de Oliveira.
“Não obstante o respeito pela posição daqueles que condenam as touradas e pela luta que legitimamente desencadeiam, parece-me ser de relevar o seguinte : Uma das missões fortes da democracia, é à democracia cultural.
O espectáculo das touradas é acolhido, no ceio da generalidade da população portuguesa, como um espectáculo legal, legítimo e lícito.
Há populações locais, desde grandes cidades como Lisboa a outras, como Santarém, Montijo, Vila Franca, Montemor, Figueira da Foz, Póvoa do Varzim, ou ainda outras mais reduzidas ainda como Sabugal ou Barrancos, com forte sentido de identidade, em relação àquilo que representa, para essas populações, espectáculo taurino.
Há todo um ritual e um conjunto de regras a cumprir, que identificam, bravura, solidariedade, nobreza, que fazem parte de um repertório cultural dessas populações.
A tourada, é um espectáculo que acontece no espaço público e como tal, é susceptível de ser transmitido via televisão e via RTP.”
Cmo aficionados, só nos podemos sentir satisfeitos pela forma totalmente independente e imparcial com que o do Provedor do Telespecador abordou este tema e a sensibilidade que conseguiu sentir de uma tradição enraizada na nossa cultura.
É hora de, uma vez mais, dar os parabéns ao Provedor do Teslespectador, RTP e TVI, para que estas emissoras continuem a promover a Tauromaquia, transmitindo corridas de toiros (em directo e em diferido) e que continue a ser dado o programa Arte & Emoção, mesmo no defeso.
Como o podemos fazer ?
Provedor do Telespectador - Envio de mail para Paquete de Oliveira, bastando clicar no endereço abaixo indicado e compondo a mensagem de satiafação : tp://www.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/contactos.php
RTP - Envio de mail para o Director de Programa, Dr. Nuno Santos : nuno.santos@rtp.pt
Arte & Emoção - Envio de mail paro o responsável do programa José Cáceres : arte.emocao@rtp.pt
TVI - Envio de mail ao cuidao do Dr. Eduardo Moniz : apoioaocliente@iol.pt