18 junho 2007

Reaparição de José Tomás

José Tomás, retirou-se prematuramente do toureio faz cinco anos, foi um toureiro "mitológico" grandioso, artista, um génio ....a sua retirada deixou orfãos milhares de seguidores e aficionados.
As razões da sua retirada só a ele cabem e não são para aqui chamadas.
Tenho a certeza que o seu regresso não se deveu à falta de dinheiro, como temos assistido a outros toureiros, que depois de retirados voltam ; muitas vezes já sem condições.
No caso de José Tomás, penso que houve razões muito fortes para voltar. No ano passado os partidos de esquerda tudo fizeram para acabar com a festa dos toiros na Catalunha, a resposta dos aficionados foi clara: Nunca
A praça de Barcelona esteve quase a fechar , criou-se uma plataforma de defesa da festa, o empresário da praça em vez de se intimidar, resolveu dar corridas todos os fins-de-semana. Mas o culminar desta força foi o reaparecimento de José Tomás, na praça de Barcelona, praça que tantos triunfos lhe tinha dado, a sua praça.
Os bilhetes para a corrida esgotaram em apenas duas horas, os preços na "Reventa" atingiram os 2000€ (sim, dois mil euros) um simples cartel da corrida era vendido na rua a 14€, aficionados de todas as partes do mundo para ver a corrida, jornalistas inclusivé da China para fazer a cobertura da corrida (na China existem clubes taurinos); enquanto na praça assitiam à corrida 19 000 espectadores na rua esperavam que a porta grande abrisse dezenas de milhares de pessoas; esta corrida teve um resultado artistico maravilhoso, José Tomás cortou uma orelha no seu primeiro, mesmo depois de ser colhido pelo toiro´, voltou no seu segundo e cortou mais duas orelhas, Cayetano Rivera Ordonez (Filho de Paquirri) cortou duas orelas a cada toiro, (as suas primeiras numa praça de primeira) só Finito de Córdoba, não conseguiu cortar nada, José e Cayetano sairam pela porta grande de Barcelona. Além dos toureiros, também a festa mais uma vez triunfou e bem alto.
De salientar a força e o resultado de uma ação que poderia ser de morte se tranformou num enorme triunfo. Para os antitaurinos, poderemos dizer que lhe saiu o tiro pela culatra.
O VALOR E A ARTE TRIUNFAM , E SEGUEM O SEU CAMINHO.....!