11 maio 2009

Asssim, sim!

Ponte de Lima vai preservar touradas
Apesar das críticas e de a vizinha Viana ser a primeira antitourada, autarca garante que enquanto houver adeptos haverá touradas.
Numa altura em que vários municípios se tornam antitouradas, Ponte de Lima está no lado oposto e garante que "quantos mais espectáculos que permitam a manutenção das tradições melhor".
Daniel Campelo, presidente da autarquia, diz que está até a construir um novo multiusos que poderá receber espectáculos tauromáquicos. Daí as críticas à proibição das touradas, como no vizinho concelho de Viana do Castelo. "Há pessoas que levam ao exagero determinados gostos, colidindo com os dos outros. Não devemos deixar-nos influenciar excessivamente por essas campanhas, às vezes feitas à revelia do interesse cultural das terras", disse ao DN.
A 20 quilómetros de distância, o município de Viana do Castelo tornou-se em Fevereiro no primeiro a declarar-se antitouradas. Cenário que, garante o autarca de Ponte de Lima, eleito pelo CDS/PP, não se repetirá na vila mais antiga de Portugal. "Deve existir um direito à preferência, seja um espectáculo ou o exercício da tradição. Em Ponte de Lima há adeptos dos touros e touradas, e quando são realizados estes espectáculos as praças esgotam", lembra Campelo.
Entre os eventos tauromáquicos da terra estão a tourada das Feiras Novas e a célebre largada da Vaca das Cordas. "Desde longa data que se realizam touradas cá. Se no futuro continuar a haver pessoas interessadas e se for possível organizar, naturalmente que vamos continuar a tê-las", garante o autarca, sublinhando tratar-se de "uma questão que deve ficar ao critério de cada um".
Paulo Julião (DN)