21 maio 2009

Sobre o Toureio....

Estes pontos foram enviados para o programa Aqui e Agora da SIC, quando o tema foi os direitos dos animais, óbviamente que foram ignorados, mas aqui há lugar para destaque:


"Não existe nenhum outro espectáculo (Tourada) em todo o Mundo em que um animal seja tratado com a máxima dignidade: Poder matar antes de morrer! Isto dá ao toiro um valor que não tem nenhum outro ser no reino animal."

"O toiro não morre, como não morre nenhum animal. O toiro "sucumbe", perde a vida; cái sobre ele a morte como cái a chuva sobre os campos; segundo a lei eterna das coisas efémeras. Ao toiro a morte não lhe causa angústia como ao ser humano; o Homem sim que morre, e fá-lo milhares de vezes antes de morrer."

" A festa dos toiros não está pensada para expressar o pensamento atávico e primário da violência; mas sim para dar-lhe um toque de expressão trágica, sofisticada e misteriosa."

" A tourada é uma reflexão estética sobre a morte. Os toureiros toureiam a morte, e assim mostram o seu imenso Amor pela Vida."

José M. Sanchez Pedraza