03 maio 2009

Touradas: Quase 700 mil espectadores em 2008

"O número de espectadores atingiu valores que já não se verificava há quatro anos", revela a Inspecção-geral das Actividades Culturais (IGAC). O Campo Pequeno lidera a lista das praças com maior número de público. ( Lusa)

O relatório da actividade tauromáquica de 2008 da Inspecção-geral das Actividades Culturais (IGAC ) contabilizou 698.142 espectadores de corridas de touros, dos quais 613.542 em praças fixas e 84.600 em recintos desmontáveis.
A
praça de touros do Campo Pequeno , em Lisboa, que inicia a temporada de 2009 na quinta-feira, recebeu mais de 122 mil pessoas na época passada, do total de quase 700 mil espectadores de corridas de touros no País.
"O número de espectadores atingiu valores que já não se verificava há quatro anos, tendo-se registado mais 78.942 espectadores que em 2007, com o mesmo número de espectáculos realizados", concluiu a IGAC.
O Campo Pequeno lidera a lista das praças com maior número de público, com 122.768 espectadores em 20 espectáculos, seguida da Celestino Graça, de Santarém, com 49 335 espectadores em cinco corridas, e da praça do Montijo, com 40 822 espectadores, em dez corridas. Temporada no Campo Pequeno arranca quinta-feira
A temporada tauromáquica de 2009 no Campo Pequeno (Lisboa), a primeira praça do país, arranca quinta-feira e consta de 12 corridas de toiros e de uma novilhada de promoção, uma programação que integra nomes consagrados e da nova geração.
Consagrados cavaleiros portugueses, como Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol e João Salgueiro, os rojoneadores espanhóis Pablo Hermoso de Mendoza e Leonardo Hernández, o matador "Pedrito de Portugal" e os espanhóis "El Cid " e Morante de la Puebla actuarão esta temporada no Campo Pequeno.
Esta será também a temporada de apresentação em Lisboa do novilheiro espanhol Juan del Álamo e do bezerrista franco-mexicano "Michelito".
A par dos valores consagrados surge uma nova geração, como é o caso dos cavaleiros João Moura Caetano, António Maria Brito Paes, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Manuel Lupi, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto, que tomará alternativa, e dos novilheiros Daniel Nunes, Manuel Dais Gomes e Paco Velazques, que actuarão em Lisboa, disputando um lugar entre os maiores da tauromaquia portuguesa.
Também os grupos de forcados e as ganadarias portuguesas mais importantes se anunciarão este ano no Campo Pequeno. Assim, estão certas as presenças dos grupos de Santarém, Montemor, Lisboa, Évora, Alcochete, Aposento da Moita, Coruche, Cascais, Monforte e Elvas.
Fonte: Expresso
Isto prova que as touradas são verdadeiramente o segundo espectaculo mais visto em Portugal a seguir ao futebol, e se os preços dos bilhetes custassem o mesmo que os do cinema, estaríamos a falar de MILHÕES de espectadores nas touradas. Isto é a verdade que a SIC ocultou no debate!